Inicio Regras Sobre Ajuda Contato Image Map

7 de julho de 2012

Dica: Blogs e Sites

Bem, resolvi fazer esse post quando notei que grande parte dos autores desconheciam blogs e sites que podem ajudá-los no processo da escrita como também no de atrair novos leitores.

Quantos de nós já ouvimos aquela frase:" Não se compra um livro pela capa." Bem, se tratando de uma fanfic, sinto dizer mas muitas pessoas escolhem ler sim pela imagem. A cada 10 pessoas que passam por uma fanfic com uma bela capa, 8 pessoas podem se se interessar, ler a sinopse e consequentemente o primeiro capítulo. A capa é sim um atrativo. Não estou dizendo que uma história sem capa não tem leitores. Claro que tem, só afirmo que uma capa deixa tudo mais  bonito e atiça mais a curiosidade do leitor.
Agora, outro fator que me preocupa. A danada da sinopse. Sim meus queridos, a sinopse é essencial para que uma fanfic seja bem sucedida.
Também acho, como a maioria dos autores, fazer uma sinopse uma coisa um tanto quanto complicada. O que devemos escrever que fique bom e atraia a curiosidade das pessoas, mas que também não seja óbvio e conte toda a história da fanfic? Algumas pessoas, uma boa quantidade delas, acha que simplesmente podem resolver seu problema escrevendo qualquer frase naquele campo e escrever embaixo: "Sinopse uma merd*, mas a estória é melhor." Ou então: " Leiam, não vão se arrepender." Você pode até ter pessoas que irão resolver se arriscar e dar uma chance a você. Mas 7 em cada 10 pessoas vão passar direto pela sua fanfic com um revirar de olhos.Isso quando a pessoa não escreve o primeiro capítulo da estória na sinopse. Sim, isso acontece.
Que tal falarmos agora sobre os erros de português? Pessoal, não acabem com o português, por favor. Problemas de pontuação são aceitáveis, admito que cometo vários deles. Mas de português não! Hoje em dia temos várias ferramentas que nos ajudam na betagem de nossa fanfic, mas algumas pessoas têm preguiça de usá-las. Uma vez um autor me disse: "Desculpe pelos erros, preguiça de revisar." Preciso dizer que eu fiquei facepalm nessa hora? Escrever é um ato de prazer, não algo que fazemos forçados.
Pensando nisso, e no bem de todos os leitores e autores, eu estou fazendo esse post.
Segue a baixo uma lista de blogs que com toda a certeza do mundo irá ajudar vocês.


Perfect Design - Ele conta com designs de Design Simples (capas para o Nyah!), Design Completo (capas para fanfics postadas no orkut como em outros sites), Banner para capítulos, Design de Sinopses e Betagem de Capítulos.

Ladies On The Shelf - Design Simples, Design Completo, Banner para Capítulos, Design de Sinopses.

Damas do Photoshop, o primeiro blog que surgiu para ajudar autores - Design Simples, Design Completo, Banner para Capítulos e Design de Sinopses.

Purple Design Fanfics - Design Simples, Design Completo e Design de Sinopses.

Sunset Poison Editions - Conta com Design de Trailers (sim, sua fic pode ter um trailer), Design Simples, Design Completo, Design de Sinopses, Banner para capítulos.

Design Girls: - Conta com Banner para Capítulos, Design Simples, Betagem de Capítulos (poucos blogs contam com essa ferramenta) e Design de Sinopses.

Bem, ainda existem inúmeros outros blogs que podem te ajudar nessa tarefa, mas não vou postá-los todos aqui. Coloquei apenas os principais e eu espero que tenham gostado das dicas e as aproveitem.
Bjs e até a próxima ^^



Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Ótimas dicas as suas! Parabéns! A propósito, por acaso, quer ver onde a coisa está russa?>>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Abraço!

 
Código by: Art Design Encomendas | Layout by: Gabriel - Awards Designs